Casa Vogue

Linguagem da natureza

CONHECIDA PELO ENSINO SOCIOCONSTRUTIVISTA E BILÍNGUE, A ESCOLA GLOBAL ME ACABA DE INAUGURAR UMA UNIDADE REPLETA DE VERDE PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO FUNDAMENTAL

Aprocura por ambientes que valorizem a natureza em sua estrutura e decoração vive uma crescente, e isso não acontece à toa: responde a uma necessidade inerente de nos sentirmos integrados a ela e de colher todos os benefícios que nascem a partir desse contato. Esse movimento tem nome — design biofílico — e, apesar do boom recente, já é praticado pela escola paulistana Global Me, conhecida pelo ensino socioconstrutivista e bilíngue, há 20 anos, desde seu surgimento. Tanto que a estrela do novo endereço, recéminaugurado na rua Bandeira Paulista, no Itaim Bibi, é a área externa, repleta de verde e equipada com atrações que lembram um parque ou uma praça. Segundo a diretora Renata Sá Freire, o desenvolvimento cognitivo e físico dos alunos está essencialmente alinhado à saúde e ao bem-estar, e por isso o uso da arquitetura a favor da natureza. “É uma prioridade. Hoje, temos mais de 15 árvores frutíferas nos Jardins e queremos o mesmo número no Itaim”, afirma ela, referindo-se ao endereço da matriz.

A nova unidade da Global Me, inaugurada no início de fevereiro, traz ainda uma novidade: além de berçário e Ensino Infantil, agora também atende alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental, um pedido antigo e constante dos pais, que buscavam manter a linha pedagógica adotada pela escola. Os dois endereços contam com horta orgânica (onde há aulas de culinária e jardinagem), piscina, quadras, espaço maker, biblioteca e salas de arte, música e dança, em espaços sempre adaptados à idade e às necessidades dos estudantes.

O projeto de expansão vem sendo desenhado desde 2019, junto à arquiteta Ciça Gorski, da Barbieri e Gorski Associados. “A praça é o coração dessa escola, e as árvores são as âncoras dos ambientes”, diz ela, que tem em seu currículo a concepção de projetos de pátios de inúmeras escolas e parques, entre eles, o Circuito das Árvores e o Ouvillas, no Parque Villa Lobos, em São Paulo. Para esta nova unidade da Global Me, Ciça escolheu árvores que florescem em diferentes sazonalidades e de folhagens variadas. “As crianças desenvolvem a noção do tempo por meio da mudança do ambiente. Sendo assim, a cada época elas poderão perceber elementos naturais diferentes e cada cantinho oferecerá uma nova descoberta”, pontua. Mais características do desenho são o uso de bambu e de madeiras claras, e a opção por tons terrosos e neutros. Já o mobiliário é modular e foi criado sob medida, enquanto as amplas janelas priorizam a luz natural e trazem a sensação de proximidade com a vegetação que fica do lado de fora.

A filosofia da Global Me sublinha que, nessa época inicial de aprendizagem, as crianças precisam internalizar e naturalizar a experiência com a natureza, em estímulos que se tornam convites ao autoconhecimento e ao entendimento de suas aptidões ou obstáculos. “Como entendemos que o espaço atua como um elemento de aprendizado, cada canto precisa ser acolhedor, tanto para uma criança brincando sozinha como em grupo. E o ambiente precisa ser convidativo para que se apropriem dele, criem brincadeiras e aprendam de maneiras diferentes”, conclui Renata.

Destino

pt-br

2023-03-16T07:00:00.0000000Z

2023-03-16T07:00:00.0000000Z

https://casavogue.pressreader.com/article/282694756392335

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.